![](https://static.wixstatic.com/media/2609ff_236c9e0d29234462be396e320d8c85ee~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/2609ff_236c9e0d29234462be396e320d8c85ee~mv2.jpg)
Selecionar professores eficazes e alocá-los adequadamente nas escolas é fundamental para atingir determinados critérios de qualidade, garantir a satisfação e a retenção dos professores na profissão, gerar vínculo com a escola e melhorar os resultados de aprendizagem com equidade.
Assim, este Diagnóstico de Seleção e Alocação Docente no Brasil é um estudo inédito que analisa como os professores das redes públicas de ensino são selecionados e alocados no Brasil, atualmente, e que visa evidenciar boas práticas e apontar as oportunidades de aprimoramento das políticas públicas docentes nos estados e municípios.
Que este estudo contribua para a reflexão e debate educacional no país, e oriente mudanças positivas nas escolas brasileiras.